Causas da insônia e paralisia do sono: causas, sintomas e como evitá-las!

Causas da insônia e paralisia do sono: causas, sintomas e como evitá-las!

A insônia é muito mais do que simplesmente não conseguir dormir por uma noite. Esta é apenas a ponta do iceberg, que na verdade é composto por diversos problemas que constituem as verdadeiras causas da insônia. 

Insônia e ansiedade estão intimamente ligadas, mas existem muitos outros fatores que podem se qualificar como causas da insônia, como por exemplo:

  • Problemas de saúde;
  • Estresse em excesso;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de bebidas alcoólicas;
  • Falta de um local adequado para dormir;
  • E muitos outros que vamos abordar aqui. 

Além deste, outro problema relacionado que incomoda muitas pessoas é a paralisia do sono. Essa condição é uma situação em que você acorda, mas não consegue se mexer ou falar, como se estivesse temporariamente “travado” no seu corpo. 

Nesse sentido, isso pode ser acompanhado por sensações estranhas ou visões assustadoras. Embora seja assustador, geralmente é inofensivo e acontece quando você está acordando ou tentando dormir.

Então, para ajudar você que sofre com algum desses problemas citados, a Netsono vai explicar as causas da insônia e os sintomas e tratamentos para a  paralisia do sono. Vamos dar dicas valiosas para você saber como lidar com essas dificuldades que tanto atrapalham sua qualidade de vida!

O que são as causas da insônia e por que acontece?

De acordo a Associação Brasileira do Sono (ABS),  um em cada três brasileiros sofrem com insônia. Este distúrbio é caracterizado pela dificuldade de pegar no sono, permanecer dormindo ou pelo despertar precoce. 

Nesse sentido, o problema deve ocorrer, ao menos, 3 vezes por semana e persistir por 3 meses ou mais para ser considerado transtorno de insônia crônica. Não conseguir dormir é somente um sintoma considerado normal quando acontece com pouca frequência.

Muitas podem ser as causas da insônia, mas a principal está ligada a fatores psicológicos, tais como: expectativas, estresse, insegurança e preocupações. 

Além disso, como falamos, a insônia e ansiedade estão interligadas, sendo que muitas vezes a ansiedade é a raiz desse problema. Outras causas da insônia são:

  • As dores (em qualquer parte do corpo);
  • Consumo de cafeína ou álcool em excesso
  • Uso de alguns remédios;
  • Fatores externos (barulho, cama desconfortável, etc);
  • Doenças reumáticas, respiratórias, entre outros.

Contudo, o lado positivo é que temos à disposição diversas formas de tratamento e prevenção da insônia. O primeiro passo e mais importante é ter um local adequado para dormir. Afinal, de nada adianta entender todas as causas da insônia e não ter o mais importante para mudá-la: uma ”casa do sono” bastante confortável, como veremos a seguir.

Causas da insônia e paralisia do sono: causas, sintomas e como evitá-las!

Como tratar as causas da insônia?

Em primeiro lugar, examine o lugar que você dorme. Veja se já está na hora de trocar seu colchão, se está tudo limpinho, confortável, escuro e silencioso antes de se deitar para dormir. 

Afinal, este é um passo essencial para um sono de qualidade, então caso seja necessário, invista em um colchão de qualidade, pesquise qual o melhor colchão para suas características e compre um que corresponda às suas necessidades e preferências. 


A Netsono tem uma linha completa de travesseiros e colchões confortáveis, de alta tecnologia e acabamento, visando seu bem-estar e a qualidade do seu sono! Clique abaixo e confira.

Causas da insônia e paralisia do sono: causas, sintomas e como evitá-las!

Depois disso, outro passo importantíssimo é  fazer a higiene do sono, ou seja, remover tudo o que atrapalha a pegar no sono. Nesse sentido, a terapia de higiene do sono costuma ser muito efetiva para inibir as causas da insônia e se baseia na adoção de hábitos que estimulam os níveis de melatonina e, dessa forma, favorecem uma boa noite de sono para você. 

Alguns dos hábitos que você pode adotar são:
  • Estabelecer uma rotina de sono: dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Livrar-se de eletrônicos cerca de 2 horas antes de deitar para dormir: desligue a televisão, além disso, não mexa no celular e computadores.
  • Não dormir durante o dia;
  • Evitar muito barulho e luzes no quarto;
  • Não ficar na cama ao longo do dia, seja estudando, lendo, mexendo no celular ou outra atividade;
  • Alimentar-se com comidas leves antes de deitar para dormir;
  • Evitar cafeína (ingerir só até 12-14h) e bebidas alcóolicas;
  • Evitar atividades físicas durante a noite (exercite-se em um período de pelo menos 6 horas antes de dormir).

Existem outras terapias naturais, como a cognitivo-comportamental ou as alternativas, como acupuntura, aromaterapia, fototerapia ou massagens, por exemplo. Além disso, em alguns casos, também é necessário o uso de medicamentos controlados, e a pessoa deve procurar um médico especializado.

Paralisia do sono: o que é, quais os sintomas e as causas?

Você sabe por qual motivo a paralisia do sono acontece? A princípio, essa condição é um tipo de transtorno que acontece logo depois de acordar ou então quando está tentando adormecer. 

Nesse sentido, um dos principais sintomas de paralisia do sono é que ela impede o corpo de se mexer, mesmo se o indivíduo estiver acordado. Assim, a pessoa desperta, mas não é capaz de se movimentar, o que causa angústia, terror e medo.

Entretanto, ela acontece porque no período de sono o cérebro entra em um processo de relaxamento de todos os músculos do corpo e é responsável por nos manter imóveis para que, assim, possa economizar energia e prevenir movimentos bruscos no decorrer dos sonhos. 

Contudo, quando acontece uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo no decorrer do sono, o cérebro pode levar mais tempo para devolver os movimentos ao corpo, e é isso que desencadeia um episódio do transtorno da paralisia do sono.

Quais são os sintomas e causas da paralisia do sono?

  • Incapacidade de mover o corpo mesmo estando supostamente acordado;
  • Sensação de medo, ansiedade e angústia;
  • Sensação de falta de oxigênio;
  • Alucinações auditivas (ouvir vozes e sons atípicos), visuais e sensitivas;
  • Sensação de estar flutuando sobre o corpo ou caindo;
  • Sensação de afogamento.

Todos esses sintomas de paralisia de sono acontecem apenas por conta do excesso de medo e ansiedade provocados pela falta de controle e gestão do próprio corpo. 

Além disso, outra explicação sobre a sensibilidade auditiva é o movimento dos músculos presentes no ouvido, que continuam “acordados” mesmo quando todos os outros músculos do organismo estão paralisados no período de sono.

Mesmo que os sintomas de paralisia do sono possam parecer preocupantes, como a sensação de afogamento e a falta de ar, a paralisia do sono não é perigosa, tampouco coloca a vida em risco. No decorrer dos episódios, os músculos da respiração assim como todos os órgãos vitais permanecem funcionando normalmente.

Mas agora, se você quer entender porque acontece a paralisia do sono, saiba as principais causas capazes de te deixar mais propenso a vivenciar um episódio:

  • Horários irregulares para o sono, como acontece em casos de trabalhos noturnos;
  • Estresse excessivo;
  • Dormir de barriga para baixo;
  • Privação do sono.

Ademais, existem relatos de que a paralisia do sono pode ser causada por transtornos do sono, como a narcolepsia e também algumas doenças psiquiátricas.

Tratamentos para a paralisia do sono

A princípio, os episódios de paralisia do sono desaparecem sozinhos depois de alguns minutos ou segundos. Mas é possível sair desse estado com mais rapidez quando alguém toca na pessoa ou quando ela consegue raciocinar de forma lógica e foca suas energias na tentativa de movimentar os músculos.

Nesse sentido, a paralisia do sono costuma ser mais frequente em quem tem maus hábitos de sono e, dessa forma, para evitar o problema existem alguns tratamentos para a paralisia do sono, de forma natural.

A principal recomendação é melhorar a qualidade do sono por meio da higiene do sono, procurando dormir sempre de 7 a 9 horas por noite (adultos), e investir em colchões e acessórios de qualidade para ter sempre o melhor sono possível. 

Causas da insônia e paralisia do sono: causas, sintomas e como evitá-las!

Se o problema persistir mais do que uma vez por mês, é recomendado consultar um médico especialista em distúrbios do sono ou um neurologista para começar o uso de medicamentos. 

No mais, geralmente fazendo corretamente a higiene do sono e investindo em produtos de qualidade para dormir bem, o problema é amenizado ou mesmo excluído!

Conte com a Netsono para te ajudar com a insônia ou paralisia do sono! Temos os melhores produtos para te fornecer todo o conforto e tranquilidade que você precisa para ter excelentes noites de sono, também oferecemos o melhor custo-benefício e um site totalmente seguro! 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Confira também: