Guia do travesseiro: tudo o que você precisa analisar para comprar o travesseiro certo

Saiba como escolher o melhor travesseiro para você dormir com mais conforto e qualidade.
Qual o melhor travesseiro para ter uma boa noite de sono?

Você sabe qual o melhor travesseiro para você? É muito importante saber como escolher o travesseiro ideal, porque um travesseiro inadequado pode causar dores na coluna cervical, dores de cabeça, adormecimento das mão e braços, além da famosa e indesejada insônia.

Nesse sentido, a Netsono criou esse guia do travesseiro, que vai te ajudar a entender todos os tipos de travesseiros, com:

  • medidas;
  • materiais;
  • diferenças entre cada um;
  • recomendações sobre quando trocar;
  • entre outros.

Como fazer a escolha correta?

Um dos segredos para ter uma boa noite de sono está diretamente relacionado ao travesseiro que utilizamos. Afinal, o travesseiro certo pode proporcionar o máximo de conforto e apoio necessário para a cabeça, pescoço e ombros durante o descanso.

Porém, com tanta variedade disponível no mercado, escolher o travesseiro ideal pode parecer uma tarefa desafiadora. Não se preocupe! Este guia completo irá lhe auxiliar nessa importante decisão, para que você possa desfrutar de noites de sono perfeitas.

Guia completo para escolher o travesseiro ideal e ter noites de sono perfeitas

Confira as principais dicas que vão ajudar você a escolher o travesseiro ideal para ter noites de sono revitalizantes.

1. Considere sua posição de dormir

Antes de mais nada, é importante falarmos sobre qual é a a posição mais recomendada para dormir. Neste caso, os profissionais tendem a recomendar com mais frequência a posição de lado e o suporte do travesseiro deve fornecer a mesma distância dos ombros à base do pescoço.

Dessa forma, o pescoço deve manter um ângulo de 90 graus em relação aos ombros. Se quer saber qual travesseiro é o melhor, a resposta é aquele que permite essa angulação de forma satisfatória. Entretanto, existem outras posições que as pessoas costumam dormir:

  • Dormir de lado: Opte por um travesseiro mais alto, que preencha o espaço entre o pescoço e a cabeça, mantendo a coluna alinhada.
  • Dormir de costas: Prefira travesseiros médios, que ofereçam um suporte adequado à cabeça, sem elevar demais os ombros.
  • Dormir de barriga para baixo: Escolha um travesseiro mais baixo, ou até mesmo durma sem ele, para evitar qualquer desconforto no pescoço.

2. Defina o material do travesseiro

  • Espuma: oferecem boa sustentação e conforto, moldando-se ao formato da cabeça.
  • Látex: possuem propriedades antialérgicas e são firmes, mantendo um bom suporte.
  • Pluma ou pena: proporcionam maciez e são populares devido à sensação de conforto.
  • Viscoelástico: adaptam-se ao corpo e aliviam a pressão, sendo ideais para pessoas com dores nas costas ou pescoço.
  • Microfibra: são leves, macios e hipoalergênicos, adequados para pessoas com alergias.

3. Avalie seu biotipo e necessidades específicas

  • Tamanho: leve em conta o tamanho do seu corpo e ombros ao escolher o travesseiro.
  • Alergias: se você tem alergias, opte por travesseiros hipoalergênicos e com capa protetora removível.
  • Problemas de saúde: por fim, se você sofre de refluxo ácido, dores nas costas ou pescoço, existem travesseiros específicos que podem ajudar a aliviar esses sintomas.

Além disso, ao dormir na posição correta com o travesseiro certo, você afasta problemas na coluna cervical, lombar e torácica. Dessa forma, pode eliminar o ronco e também a apneia do sono.

Travesseiro Net sono

Uma dica importante de como escolher um travesseiro é não comprar esse produto em supermercados, porque seria a mesma coisa do que comprar remédio em loja de departamentos, não dá certo. Se você prioriza sua saúde e a qualidade do seu sono, compre travesseiro em uma loja especializada de colchões e acessórios para dormir, como a Netsono, que oferece uma linha completa de travesseiros, de todos os tipos e modelos. 

Escolha o modelo certo para você!

Qual o melhor tipo de travesseiro? Depende. São muitas coisas a considerar: o tamanho, como já dito acima, que varia de acordo com as características do corpo de cada pessoa, os materiais utilizados e o tipo de conforto. Aescolha que depende das preferências de cada um. Entenda mais:

  • Tamanho: a medida padrão é 50x60cm, que se encaixa em quase todo o tipo de cama, mas no caso das camas King Size, a medida é maior, de 50x90cm. Há também os travesseiros de corpo, aqueles compridos usados para abraçar e alinhar a coluna, que são bem compridos: 130x40cm.
  • Tipo de conforto: macio, médio ou firme (ortopédico – um dos recomendados para quem busca qual o melhor travesseiro para coluna).
  • Materiais: látex (natural ou sintético), fibra sintética siliconada, espuma de poliuretano, espuma de poliuretano viscoelástica – NASA, mistos (látex e viscoelástico) e penas de ganso.

Além disso, vale ressaltar que você deve dar preferência aos produtos hipoalergênicos, que tenham agentes antibactericidas, que sejam laváveis.

Agora, vamos nos aprofundar nos detalhes que cada material oferece para assim você decidir qual o melhor travesseiro para dormir, ou seja, aquele que se adeque melhor aos seus gostos.

Espuma: travesseiros firmes e resistentes

Os travesseiros de espuma, também conhecidos como travesseiros de poliuretano, são feitos com uma espuma bem resistente e confortável. No entanto, são menos macios que outros modelos, como de látex e viscoelástico que veremos adiante. 

Para quem busca qual o melhor travesseiro para coluna, sem dúvidas deve considerar o de espuma de poliuretano. A vantagem é que ele permite um melhor sono para quem tem dores na coluna e não pode trocar sempre de posição. Como esses travesseiros não se deformam muito com o peso da cabeça, conseguem sustentar o pescoço ereto durante a noite toda.

Outra vantagem é que esse travesseiro é bastante durável, uma vez que resiste bem às marcas da cabeça ao longo do tempo. Além disso, são mais indicados para quem dorme de lado.

Há uma outra variante desse tipo de travesseiro, que é o travesseiro de flocos de espuma. Nesse sentido, ele é recheado com espuma de poliuretano comum, mas recortada em flocos, deixando a peça mais macia e permitindo uma melhor circulação do ar.

Contudo, não proporciona a mesma sustentação à cabeça e ao pescoço em relação ao modelo padrão, justamente por conta dos pedaços de espuma serem suscetíveis a sair do lugar.

Látex: travesseiros confortáveis e resistentes

A princípio, o travesseiro látex se molda ao corpo e possui alta resiliência. Isto é: taxa de deformação muito baixa, reduzindo os pontos de pressão e oferecendo mais conforto em relação aos outros de espuma.

No entanto, o diferencial desse modelo são os furinhos em sua estrutura, permitindo que a espuma “respire” e assim se mantenha macia e não esquente. Seu formato também reduz as chances de fungos, bactérias e ácaros!

Entretanto, os travesseiros de látex sintético ou em flocos esquentam mais que o látex natural. Para resolver isso, recomenda-se o uso de uma capa de algodão, neutralizando a temperatura. 

Por outro lado, para quem sofre de alergias, o mais ideal é o travesseiro de látex natural, que possui espuma extraída das seringueiras. Nesse sentido, ele têm ação antimicróbica e bactericida, além de seu material ser 100% natural e hipoalergênico.

Além disso, o travesseiro desse modelo é mais fresquinho, com ótima circulação de ar, produzindo o chamado controle térmico. Também é mais resistente e possui um toque aveludado. Alguns modelos de travesseiros látex da Netsono são ainda revestidos com fibras de bambu, sendo ecologicamente corretos!

Viscoelástico – NASA: travesseiros macios e bio anatômicos

Já se perguntou se o melhor travesseiro é o travesseiro NASA? Pois bem, muita gente lembra desse modelo quando pensam em qual o melhor travesseiro para dormir, e a verdade é que ele é uma ótima opção se você gosta de maciez.

Esse modelo é feito com espuma de poliuretano moldada e desenvolvida com alta densidade e viscosidade. É muito macio e confortável, moldando-se perfeitamente aos contornos da cabeça, amortecendo bem o peso.

E não para por aí! Esse colchão possui propriedade termosensível, uma tecnologia que faz com o que o travesseiro seja capaz de se adaptar à temperatura corporal. Dessa forma, ele promove maior conforto térmico, contribuindo para um sono de qualidade. Além de, atuar prevenindo dores musculares e facilitando a circulação do sangue.

Imagem - Travesseiros com alta tecnologia Netsono

Se você busca qual o melhor tipo de travesseiro para quem gosta de um toque macio e quer maior acomodação para o pescoço e a cabeça, sem precisar de tanto suporte, com certeza é o travesseiro NASA. 

Fibra siliconada: travesseiros firmes e flexíveis (Sleep Comfort, na Netsono)

O travesseiro de fibra siliconada é produzido em 100% poliéster, sendo ideal para quem busca um produto flexível e noites de sono confortáveis e tranquilas. Ou seja, é um travesseiro com alta maciez que oferece um preço mais atrativo, afinal, materiais como fibra e microfibra são extremamente leves e flexíveis.

Por ser um travesseiro antialérgico, não existem problemas como acúmulo de fungos e ácaros, o que aumenta sua durabilidade, além de ser uma ótima opção para os alérgicos.

Outro ponto interessante é a resistência. Apesar da sua maciez, por conta do preenchimento ser mais denso, o travesseiro é mais firme, sendo uma boa indicação para quem quer escolher um bom travesseiro para a coluna, principalmente para quem dorme de lado.

Além disso, a única desvantagem é que, por ser um material sintético, ele esquenta progressivamente na medida em que absorve o calor transferido pelo corpo ou mesmo pelo ambiente.

Qual o melhor travesseiro para dormir

Penas e plumas: travesseiros leves e confortáveis

Quando vão pesquisar como escolher um travesseiro, muitas pessoas confundem pluma com pena, mas apesar de parecidos e de terem origem do mesmo animal, são diferentes.

As penas são as hastes grandes e bastante desenvolvidas que são extraídas das asas e também da cauda do ganso. Por outro lado, as plumas são como penas, mas a diferença é que são menores, sendo retiradas do peito, da barriga e das dobras abaixo das asas do animal.

São muito macios e se moldam perfeitamente ao corpo da pessoa, eliminando os pontos de pressão. A qualidade deles também se mostra na resiliência, porque são capazes de receber pressão de até 80 mil vezes o equivalente a seu peso, e ainda assim manter o mesmo formato. Contudo, não são recomendados para quem tem problemas de coluna.

Além disso, são muito duráveis, e quando bem cuidados, podem chegar a 10 anos de vida útil. Entretanto, caso não recebam os cuidados necessários, vão durar pouco, uma vez que o material facilita o acúmulo de fungos e bactérias, podendo gerar também alergia. Ademais, o produto deve passar por processo de proteção antimicrobiana e contar com uma capa antiácaros.

Por fim, outra vantagem dos travesseiros de penas e plumas é que eles mantêm o equilíbrio da umidade do ambiente, ou seja, não esfriam e nem esquentam, além de serem biodegradáveis.

Qual o momento de trocar o travesseiro?

Além de saber como escolher o travesseiro ideal, é preciso saber quando se deve trocar de travesseiro. Muitos não sabem, mas esse produto tem validade. O tempo varia, mas a indicação geral para trocar os travesseiros de fibra siliconada e espuma são de 1 a 2 anos. Já os de látex podem ser trocados após 2 a 3 anos.

Fazer a troca é muito importante, pois após o período indicado os travesseiros começam a perder a ergonomia, podendo prejudicar seu corpo e causar incômodos, além de acumular fungos e bactérias, o que é inevitável mesmo com os cuidados (os cuidados vão fazer com que durem mais tempo). 

Além disso, há também a acumulação de secreções naturais que eliminamos durante o sono (saliva, suor, cerume, coriza, lágrimas e pele morta), além dos resíduos artificiais, como maquiagem, cosméticos, perfumes e tinturas.

Cuidados com seu travesseiro

Mais do que decidir qual o melhor travesseiro, é preciso mantê-lo. Atente-se à higienização. O produto não pode conter umidade, então deixe-o sempre em local arejado para que permaneça sempre sequinho. Além disso:

Utilize protetor o impermeável

Nem sempre é recomendado deixá-lo exposto ao sol, uma vez que isso pode oxidar a sua superfície e assim encurtar sua vida útil. Por isso, procure arejá-lo diariamente sob luz indireta.

Outro cuidado que você deve tomar é o de identificar na embalagem se o travesseiro pode ser higienizado em casa ou apenas em lavanderias especializadas.

Espero que este guia tenha te ajudado a saber como escolher o travesseiro ideal. Aproveite e confira a linha completa de travesseiros da Netsono, com os melhores preços e qualidade para você. Saiba também como escolher o melhor colchão! Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!

Site Netsono
Facebook
Twitter
LinkedIn

Confira também: